12/11/2018

Desde o início da divulgação do novo serviço de saúde de implantação do Dispositivo intrauterino (DIU) pela Atenção Básica de Maturéia, através do Programa Saúde da Família (PSF), a procura das mulheres pelo serviço está sendo em grande número. Para atender a demanda, a Secretaria Municipal de Maturéia ampliou os atendimentos nesse início do novo serviço

A inserção do DIU é realizada na Unidade Municipal de Saúde sob administração de Médicos e Enfermeiros. Os primeiros atendimentos aconteceram no início deste mês, dia 1 de Novembro, cerca de dez mulheres se submeteram ao procedimento.

Graça Cavalcante foi uma das mulheres atendidas no primeiro dia de atendimento do novo serviço de saúde no município. ?Fomos muito bem recebidas, as profissionais que implantaram o DIU nos deixaram bem à vontade?, disse.

De acordo com o Secretário de Saúde, o objetivo é atender dez mulheres mensalmente, porém, com o número crescente de mulheres interessadas pelo serviço, mais um atendimento foi realizado nesta sexta-feira, 9, atendendo mais dez mulheres. Os atendimentos acontecerão regularmente na Unidade de Saúde para atender a demanda.

O DIU de cobre é o tipo que está sendo utilizado no município de Maturéia, um contraceptivo com durabilidade de até 10 anos. Além de sua durabilidade e eficácia, o DIU de cobre também pode servir como um contraceptivo de emergência quando inserido dentro de cinco dias após o ato sexual sem proteção.

Referência: Pesquisa de informações médicas no Google ? Hospital Israelita A. Einstein e outros. Saiba mais.