O Secretário Municipal de Saúde, Hercules Oliveira, ao lado da técnica de regulação do município, Tatiana Felix, participou nesta semana da Oficina de Pactuação dos Fluxos Assistenciais por Referência da Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES), promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A finalidadedo evento é discutir e ajustar as referências dos procedimentos inseridos na Programação Pactuada e integrada (PPI) para a PAES. Discutir e ajustar as referências atreladas aos procedimentos ambulatoriais e hospitalares, por meio de pactuação entre os municípios encaminhadores e executores, para dessa forma atender e garantir o acesso aos serviços de saúde para toda população”, explicou Hércules.

Nesta primeira semana, a oficina foi destinada aos secretários municipais da 3ª macrorregião de Saúde, em Campina Grande - PB. Na ocasião, foram apresentadas as grades de serviços de João pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa, principais executores da assistência em Saúde na 3ª macrorregião. Dessa forma, os demais municípios representados tomaram conhecimento da capacidade e procedimentos disponíveis nessas redes, facilitando assim as discussões ao longo da oficina e o entendimento para definir a nova redistribuição orçamentária.

A Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES), que consiste em definir, quantificar e orçar as ações e serviços de saúde. O evento conta com a participação do Conselho Estadual de Saúde (CES-PB), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), e do Ministério da Saúde (MS).

Em abril, participam do evento os gestores da 1ª e 2ª região. Após serem finalizadas as discussões, será implantado o novo modelo de pactuação que resultará no fortalecimento do SUS na Paraíba.

Fonte: https://paraiba.pb.gov.br/