Neste mês de Setembro os profissionais da Saúde e da Assistência Social de Maturéia estão desenvolvendo ações sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio, em alusão à campanha do Setembro Amarelo. Dentre as atividades realizadas estão palestras e rodas de conversas em escolas do município, com o objetivo de transmitir informações e conscientizar os estudantes sobre o valor da vida e o companheirismo no ambiente escolar.

Somada a essas atividades de orientação e conversação com alunos, a Campanha foi intensificada com a presença de profissionais da área de Psicologia nas escolas do município.   Escutas profissionais foram realizadas nas Escolas Maria Tâmara Souza do Nascimento, José Ramalho Xavier e na Escola Estadual Antônio Moacir Dantas Cavalcanti.

Esta última ação da Campanha aconteceu na sexta-feira (27), por meio de uma equipe de 12 graduandos do último período do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), que realizaram escutas psicológicas no atendimento a jovens e crianças.  A ação foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço-Escola de Psicologia da UNIFIP (SEPUNIFIP), que oferece atendimento à comunidade, com finalidade para prevenção, promoção da saúde mental e da qualidade de vida.

A ação foi desenvolvida durante toda manhã e tarde, sob a organização da Psicóloga e Coordenadora do SEPUNIFP, Alana Alencar, da Psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF ? AB) de Maturéia, Thais Mendes, do Secretário Municipal de Saúde, Bruno Wanderley e dos Agentes Comunitários de Saúde, que prestaram suporte para administração da ação ao longo do dia.

« Voltar