O projeto de revitalização e tecnificação da cultura da palma forrageira no Estado da Paraíba vai ser implantado em Matureia. Os sítios Riacho das Moças e sítio Massangana foram as localidades aprovadas para o desenvolvimento do projeto no município.

Nessa terça-feira (01) as duas localidades receberam kits de irrigação por meio de energia solar para dar início ao projeto. O município recebeu 40 mil raquetes de palma para serem cultivadas nos campos de experimento, aprovados após a visita técnica do representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP).

O projeto da cultura da palma forrageira no Estado tem o objetivo de implantar campos de multiplicação e fomento da variedade de palma forrageira, por meio da incorporação de tecnologias sustentáveis, em 169 municípios, além de estimular a criação de uma base alimentar sustentável para os rebanhos com a produção de palma forrageira dentro de um novo modelo agronômico de exploração. O público-alvo do projeto é constituído de pequenos agricultores, com enfoque na agricultura familiar.

 

Vantagens do cultivo de palma forrageira:

- Produz elevada quantidade de massa de forragem;

- Fonte de alimento para os animais na época seca;

- Cultura bem adaptada às condições adversas do Nordeste;

- Suporta períodos de estiagens prolongados;

- Possuem características no processo fotossintético que resulta em grande economia de água.

 

 

Fonte: Projeto de revitalização e tecnificação da cultura da palma forrageira no estado da paraíba, SEDAP.

 

« Voltar