Os profissionais da Terceira Equipe de Saúde de Maturéia realizaram na manhã desta quinta-feira (12) uma palestra sobre o câncer de pele para moradores da rua Antônio de Pádua Dantas e demais ruas vizinhas, destacando as formas de prevenção para evitar o desenvolvimento da doença.

Os profissionais falaram sobre sintomas, fatores de risco, diagnóstico e tratamento do câncer de pele.  A ação foi desenvolvida pela Enfermeira Déllis Maia e as Agentes Comunitárias de Saúde, Aline Laureano e Geomara Costa.

A Enfermeira Déllis destacou a importância do uso do filtro solar, uso de roupas de proteção contra raios solares, uso de chapéu e horários para evitar a exposição ao sol. Ainda informou sobre possíveis manchas, sinais ou pintas que podem aparecer na pele e como identificar se são benignas ou malignas.

O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. O diagnóstico do câncer de pele é feito pelo dermatologista por meio de exame clínico. Para a detecção precoce do câncer de pele, existem as estratégias de diagnóstico precoce e de rastreamento, consistindo este último na aplicação de exames em indivíduos saudáveis, sem sinais ou sintomas da doença, com o objetivo de detectar a doença em fase pré-clínica.

 

O que é câncer de pele?

Câncer de pele é um tumor que atinge a pele, sendo o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol. O câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas:

- Câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos;

- Câncer de pele não melanoma: mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.

 

Fonte: http://www.saude.gov.br

 

« Voltar