VI Conferência Municipal de Saúde: o SUS que dá certo

 

Nesta segunda-feira (30) foi realizada a VI Conferência Municipal de Saúde de Matureia, com o tema ?Reconstruindo a saúde no enfrentamento da pandemia covid-19: o SUS que dá certo?. Foi discutido a importância do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal e da participação do controle social no SUS, a fim de garantir qualidade na prestação dos serviços públicos de saúde.  

A conferência foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores e contou com três eixos de discussão: I ? Cenário da saúde do município na pandemia; II -  Fortalecimento da atenção primaria à saúde na pandemia; III -  Fortalecer a participação do controle social no SUS. 

Representantes da população municipal, profissionais da saúde e do poder executivo e legislativo aprovaram propostas de cada eixo de discussão, a exemplo da implantação de planos de cargos e carreira para os profissionais de saúde no eixo I; implantação de pronto atendimento e educação permanente para os profissionais de saúde no eixo II; e incentivar a participação no conselho municipal de saúde e implantação de ouvidoria municipal no eixo III. Essas e outras propostas foram aprovadas por unanimidade.

A conferência foi conduzida pelos consultores em saúde e ex-secretários de saúde de Matureia, Leudo Farias e Paulo Sérgio, que apresentaram bases fundamentais para a promoção com qualidade da atenção primária à saúde em Matureia.

As propostas aprovadas farão parte do plano municipal de saúde pelos próximos quatro anos, integrando princípios de promoção da saúde, fortalecimento da atenção primária e o desenvolvimento com qualidade da gestão da saúde no municipal de Matureia, contando com a participação popular.

« Voltar