VII Conferência Municipal de Saúde de Matureia

 

Nesta sexta-feira (17) foi realizada a VII Conferência Municipal de Saúde de Matureia, com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, discutindo a importância do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal e da participação no controle social do SUS, a fim de garantir qualidade e direitos na prestação dos serviços públicos de saúde.

A conferência contou com quatro eixos temáticos: I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Representantes da população municipal, profissionais da saúde e do poder executivo e legislativo participaram das discussões e aprovaram propostas apresentadas por cada eixo temático, abrangendo ações, direitos, qualificação e investimentos na área da saúde pública municipal. A garantia dos direitos foi um dos pilares de discussão e ideias.

Dentre os objetivos da conferência municipal está a análise da situação de saúde no âmbito municipal e das prioridades locais de saúde para a revisão do Plano Municipal de Saúde, formulando propostas no âmbito do município para elaboração do plano e ação, com vistas a incorporar o conceito do Direito à Saúde no debate público, de forma a ampliar a defesa do SUS no Brasil.

« Voltar